Conseguir passar em um concurso de enfermagem não é das tarefas mais fáceis. Quem está estudando para garantir a tão sonhada vaga sabe mais do que ninguém disso, pois, as oportunidades disponíveis, além de serem bastantes concorridas, está exigindo cada vez mais da junção de conhecimentos práticos e teóricos. O grande segredo para você que quer conquistar seu sucesso na área da saúde é avaliar o que estudar para concurso de técnico em enfermagem e manter a dedicação com total afinco, além de preparar-se com planejamentos e organização na rotina de estudos.
O que estudar para concurso de técnico em enfermagem?
Na maior parte das vezes, os itens mais solicitados em testes de concurso público para técnico de enfermagem são os conteúdos que foram vistos ao longo da formação acadêmica e que muitas vezes não fazem parte das atividades do próprio ofício. Nisso, está incluso temas, como, por exemplo, atenção primária, saúde do adulto, cálculo de medição, legislação entre outros.
No entanto, os conteúdos cobrados podem se diversificar dependendo da instituição e período em que você vai prestar a prova. Por isso, uma dica de ouro é analisar os editais de edições anteriores e resolver as questões. O ideal também seria resolver as perguntas com o tempo cronometrado, assim você vai ganhando afinidade com o teste e agilidade.
O que tem nos certames?
Nos editais, os conteúdos são um tanto vagos e muito abrangentes, acaba sendo até parecido com um resumo da junção de todos os conteúdos que você viu lá atrás durante sua formação, o que na maior parte das vezes, não é permitido estudar em um curto espaço de tempo e sem que você deixe para fora as outras disciplinas.
Verificar o edital anterior é fundamental por trazer informações relevantes devido ao fato de também constar os benefícios ofertados. Ter o hábito de analisar os documentos vai te ajudar a ter seu próprio planejamento da forma de estudar por meio da identificação de materiais que forem contemplados.
Com isso, manter a disciplina pode ser fundamental para que você tenha um bom desempenho na hora da prova. Quem vai prestar concurso de técnico em enfermagem deve organizar uma rotina com horários fixos de preparo. O principal objetivo é mudar os hábitos de planejamento e deixá-los permanente.
Para te ajudar também quando o assunto é o que estudar para concurso de técnico em enfermagem você pode montar metas de estudos.
Não dá pra acreditar apenas nas atividades práticas de profissão no momento decisivo que é o teste. Um exemplo que podemos dar é disciplina de direito: não faz parte da rotina de trabalho da maior parte das pessoas e nem tampouco foi visto durante o ensino médio.
De toda a forma, o curso de técnico em enfermagem vai abordar várias disciplinas nas áreas de Ciências Humanas, ciência da saúde. A carga horária estabelecida dá uma mesclada de disciplinas teóricas com atividades práticas em laboratórios e permite ao aluno o contato direto com pacientes, geralmente nos últimos semestres da faculdade isso acontece.
Com isso, os conhecimentos cobrados deve haver variações com base nas bancas. Na maior parte, os temas básicos como direito administrativo, raciocínio lógico, português, constitucional e conhecimentos específicos, todos esses temas consumam cair. Atualmente, existem muitas tendências nos Tribunais que estão destacando conteúdos com base na Saúde do trabalhador, normas, higiene, segurança saúde mental, toxicologia e ocupacional entre outras.
Há uma forte tendência dos Tribunais cobrarem diversos conteúdos acerca da Saúde do Trabalhador tais como Normas Regulamentadoras, Higiene e Segurança Ocupacional, Toxicológica, Saúde Mental, entre outros.
Além disso, otimizar o tempo do profissional de enfermagem é necessário, já que eles possuem uma rotina bem agitada. Portanto, essa questão acaba tornando-se muito necessário. Outra dica de ouro é, se conseguir, alguns materiais para estudar durante o trabalho e tirar uma pausa nos intervalos dos plantões para fazer anotações e ler é excelente. Além disso, outra questão é você conseguir manter os materiais organizados, essa prática vai facilitar a produção da base de estudos na organização de sua agenda.
Agora que você já definiu a rotina de seus estudos, o próximo passo é criar prioridades diante do conteúdo. Procure dar mais atenção aos temas que têm maior peso com base descrição do edital, com essa prática seu resultado será mais eficaz.
Lá vai outra sugestão que separamos que vai fazer diferença no que estudar para concurso de técnico em enfermagem: falando ainda da importância de analisar o edital de questões anteriores ou buscar a banca organizadora, no edital, é possível aparecer mais vezes as questões que merecem mais atenção.
Além disso, atente-se aos conteúdos que não estão dentro da área da saúde. Ressaltando que a redação é o item com maior peso do teste, isso se dá por haver critérios específicos da promoção, como nos prontuários, por exemplo, que possuem registros que precisam ser feitos com clareza, paciência e precisão. Ainda, a parte de recomendações ao paciente no receituário ou até mesmo no prontuário precisa está legível.
Dicas nesse artigo é o que não falta e aqui vai mais uma que é fundamental: dê privilégio a qualidade do conteúdo de estudo. Essa técnica pode ser decisiva para a disputa do concurso que pode eliminar os concorrentes.
Tanto importante quanto o que estudar para concurso de técnico em enfermagem é a preparação antes das provas. Para isso você deve absorver os macetes das questões para evitar dificuldades.
Fazer exercícios também ajuda e muito. O treinamento faz com que você observe as questões e já sair calcular as questões.
Instalar no áudio do carro um vídeo no qual possa colocar as gravações de videoaula no fone é uma outra opção para a fixação do conteúdo.
Adotando essas dicas sobre o que estudar para concurso de técnico em enfermagem e estudando muito tenhamos certeza que você vai conseguir um desempenho eficaz. Aposte nestas dicas e veja qual melhor se caixa com seu perfil, assim você terá uma boa prova e vai alcançar seus objetos. Boa sorte!